9 de junho de 2011

Hellcife - Transformações: a cena metal no Recife pós-mangue


Esta é uma pesquisa cultural sobre as origens, a criação e a consolidação da cena metal no Recife e sua relação com o manguebeat. Esta pesquisa foi financiada pelo Funcultura/Fundarpe. 

O projeto “Transformações: A cena metal no Recife, 'pós-mangue‟”, teve início em junho de 2010 e propôs como objetivo principal o mapeamento de uma cena cultural ligada ao metal na cidade do Recife.

produzido por Por Amílcar Almeida Bezerra, Daniela Maria Ferreira, Jorge de La Barre e Wilfred Gadêlha, é mais um projeto sobre metal que um órgão do governo patrocina como aconteceu na coletânea Terra batida.

O projeto inclui um filme sobre a cena underground do Metal Recifense, chamado Hellcife. Uma prévia do documentário será exibido neste sábado (11/06) no Bomber Rock bar, antes do evento Hellcife metal fest. Wilfred falou sobre o evento "vamos exibir um pequeno documentário sobre a cena metal do Recife... é uma prévia do que pretendemos fazer mais à frente... por isso, cheguem cedo.. o filme vai passar às 22h". 

O filme é resultado da pesquisa cultural homônima, patrocinada pela Fundarpe e pelo Funcultura. “O projeto é apenas a ponta do iceberg. Vai se desdobrar em outras iniciativas: livro, documentário, disco. Vem muito mais por aí”, diz o jornalista Wilfred Gadêlha, diretor do curta, baseado no trabalho feito pelos pesquisadores pernambucanos Daniela Maria Ferreira e Amílcar Bezerra, além do francês Jorge de la Barre.

Baixe e leia o projeto final com o mapeamento do metal no Recife. Download.

Autores do projeto:

Amílcar Almeida Bezerra é doutorando do programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Professor do Núcleo de Design do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE);

Daniela Maria Ferreira é doutora em Educação pela Faculdade de Educação na Universidade Estadual de Campinas e Professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco; 

Jorge de La Barre é doutor em Sociologia pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales e pesquisador no Instituto de Etnomusicologia da Universidade Nova de Lisboa (INET-MD, UNL/FCSH); 

Wilfred Gadêlha é formado em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo – pela Universidade Federal de Pernambuco e escreve sobre metal em jornais locais. Além de atualmente ser vocalista da banda Cruor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se gostou da postagem, tem reclamação ou alguma sugestão. Comente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...